Grande parte das religiões ou ideologias considera o Espírito Santo como uma espécie de energia ou uma força, mas o que a Bíblia fala sobre o Espírito Santo? E o que o Espírito Santo pode fazer em nossas vidas?
A Bíblia claramente ensina que o Espírito Santo não é uma força nem uma energia, o Espírito Santo é uma pessoa! E quando falamos “pessoa” eu não estamos nos referindo a um ser humano, mas um ser que possui uma personalidade própria. Os anjos são pessoas, Deus é uma pessoa e o Espírito Santo é uma pessoa.
A pessoalidade do Espírito Santo
Jesus disse que o Pai enviaria o Espírito Santo e ele nos ensinaria todas as coisas e nos faria lembrar de tudo o que Jesus nos ensinou, e só um ser pessoal pode ensinar.
Mas afinal, quais são as características que um ser precisa ter para ser considerado como uma pessoa? Ele precisa ter: intelecto, emoção e vontade. O Espírito Santo é revelado nas Escrituras como um ser que possui esses atributos. Ele fala, ensina, compartilha sabedoria, se entristece, guia, intercede, ordena e clama. Ele convence o homem do pecado, e somente um ser pessoal pode utilizar argumentos para convencer uma pessoa de algo. A Bíblia inclusive relata um caso em que um homem mente ao Espírito Santo, e não há como mentir para uma força, somente para uma pessoa.
A divindade do Espírito Santo
Da mesma forma como o Espírito Santo possui atributos que o qualificam como sendo uma pessoa, ele também possui atributos que o qualificam como sendo Deus.
O Espírito Santo é eterno, o Espírito Santo é onipotente, o Espírito Santo é onisciente e o Espírito Santo é onipresente. Assim como Jesus Cristo é Deus, o Espírito Santo também é Deus.
Outro aspecto que caracteriza o Espírito Santo como Deus, são as obras que ele realiza, obras que somente Deus poderia realizar. Dentre elas nos temos a própria inspiração da Bíblia, onde homens foram inspirados pelo Espírito Santo para registrar todo conteúdo bíblico.
Demonstrações da divindade e pessoalidade do Espírito Santo
Uma outra forma de demonstrar a divindade do Espírito Santo é através da associação, como por exemplo em Mateus 28.20 :“Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Não somente em nome do Pai ou do Filho, mas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
A mesmo associação é feita em 2 Coríntios 13.14: “Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja sobre cada um de vós.” Esse tipo de associação indica que estamos falando de pessoas que possuem a mesma natureza.
Assim, entendemos que o Espírito Santo, além de ser uma pessoa com a qual nós nos relacionamos, ele também é Deus, fazendo parte da Trindade Divina.
Funções do Espírito Santo
A principal função do Espírito Santo é revelar Jesus Cristo ao homem. É o Espírito Santo quem convence o homem a respeito do seu pecado, a respeito da perfeita justiça de Deus.
O Espírito Santo nos revela que existe uma punição estabelecida contra aquele que peca, e que a única forma do homem se achegar a Deus é através de Jesus, só o Espírito Santo tem esse poder.
Somos habitação do Espírito Santo
Quando entregamos nossa vida à Cristo, o Espírito Santo passa a habitar dentro de nós. É o próprio Deus, eterno e onipresente, morando dentro de nós! E através desse relacionamento pessoal, o Espírito Santo vai, constantemente, nos convencendo do pecado e nos conduzindo ao arrependimento.